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Tipo do documento: Dissertação
Title: Gerenciamento por categorias: um estudo da aplicabilidade dessa ferramenta em pequenas e médias empresas de varejo alimentar da cidade do Rio de Janeiro
Other Titles: Category Management: a study of the applicability of this tool in small and medium food retail companies of the city of Rio de Janeiro
Authors: Macedo, Vinícius Lau da Silva
Orientador(a): Curzel, Rosana
Primeiro membro da banca: Curzel, Rosana
Segundo membro da banca: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Terceiro membro da banca: Afonso, Carla Winter
Keywords: Gerenciamento por Categorias;Supermercados de pequeno e médio porte;Capitão de categoria;Category Management;Small and medium size supermarkets;Category captain
Área(s) do CNPq: Economia
Idioma: por
Issue Date: 24-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: MACEDO, Vinícius Lau da Silva. Gerenciamento por Categorias: um estudo da aplicabilidade dessa ferramenta em pequenas e médias empresas de varejo alimentar da Cidade do Rio de Janeiro. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Abstract: O Gerenciamento por Categorias (GC) é uma ferramenta estratégica proveniente dos estudos do Efficient Consumer Response (ECR), e que completa 20 anos de sua chegada ao Brasil em 1997. É entendido como um processo pelo qual varejo e indústria planejam juntos um agrupado de produtos e trabalham para torná-lo o mais adequado às necessidades dos consumidores e a estratégia dos estabelecimentos. Sua aplicação e seus processos possuem ampla disseminação entre os grandes varejistas, com foco em melhor layout de produtos no Ponto de venda (PDV), ampliação do mix de produtos, gestão de estoque e reabastecimento, visando rentabilizar o varejista com melhor giro de produtos e uma melhor gestão da cadeia de abastecimento. Porém as Microempresas e Empresas de pequeno porte de varejo alimentar, mais conhecidas como supermercados de pequeno e médio porte, se utilizam dos conhecimentos sobre os processos de GC, propagados a eles por fornecedores ou adquiridos na literatura, buscando se adequarem ao mercado. No entanto, este estudo levantou o pressuposto de que existem divergências entre o que o GC define na literatura para ser executado no PDV e o que os pequenos e médios supermercados executam na prática. O objetivo geral desta dissertação buscou descrever como o GC tem sido aplicado em uma amostra de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de varejo alimentar na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, estruturou-se um referencial teórico apresentando a construção histórica e conceitual do ECR e do GC e suas aplicações práticas disponíveis na literatura e julgadas importantes ao desenvolvimento deste estudo. A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, considerando a relação dinâmica entre o mundo real e os sujeitos/participantes. Classificada também como descritiva, pois buscou-se descrever e observar os fatos sem interferência nos mesmos (PRODANOV; e FREITAS, 2013). A amostra pesquisada teve como recorte dez empresas de varejo alimentar no município do Rio de Janeiro com a característica de supermercados de pequeno e médio porte. Fez-se uso de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, fundamentais para o alcance do objetivo de descrição dos fenômenos. Os dados coletados e que fazem parte da etapa empírica da pesquisa foram analisados e tratados a partir das concepções da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). A análise dos dados permitiu apontar divergências entre o que a teoria descrita nos estudos sobre GC define para ser executado no PDV e o que os supermercados de pequeno e médio porte realizam na prática. Identificou-se que a aplicação do GC nas empresas pesquisadas depende de fatores estruturais da cadeia de abastecimento e de fatores de infraestrutura interna dos fornecedores e dos varejistas para o seu bom aproveitamento. A cultura dos gestores, o relacionamento com fornecedores e sua disponibilidade em trocar informações têm relação direta e determinante para que se consiga estabelecer diálogos cooperativos, beneficiando ambos os atores envolvidos: fornecedores e varejistas.
Abstract: Category Management (CM) is a strategic tool from the Efficient Consumer Response (ECR) studies, which completes 20 years of its arrival in Brazil in 1997. It is understood as a process whereby retail and industry together plan a group of products and work to make it the most appropriate to the needs of the consumers and the strategy of the establishments. Its application and processes are widely disseminated among large retailers, with a focus on better product design at the point of sale (POS), product mix expansion, inventory management and replenishment, aiming to monetize the retailer with the best product turnaround and Better management of the supply chain. However, microenterprises and small retail food companies, better known as small and medium-sized supermarkets, use knowledge about the processes of CM, propagated to them by suppliers or acquired in the literature, seeking to adapt to the market. However, this study has raised the hypothesis that there are divergences between what the GC defines in the literature to run at the POS and what small and medium sized supermarkets actually perform. The general objective of this dissertation was to describe how the CM has been applied in a sample of Micro-enterprises and Small Business of food retail in the city of Rio de Janeiro. For this, a theoretical framework was presented, presenting the historical and conceptual construction of ECR and CM and its practical applications available in the literature and considered important to the development of this study. The research is developed from the qualitative perspective, considering the dynamic relationship between the real world and the subjects / participants. Also described as descriptive, because we tried to describe and observe the facts without interference in them (PRODANOV and FREITAS, 2013). The sample surveyed had as a cut 10 food retail companies in the city of Rio de Janeiro with the characteristic of small and medium-sized supermarkets. We used bibliographical review and field research, fundamental for reaching the objective of describing the phenomena. The data collected and that are part of the empirical stage of the research were analyzed and treated from the conceptions of the technique of content analysis of Bardin (1977). The analysis of the data allowed to point out differences between what the theory described in the CM studies defines to be executed in the POS and what the small and medium-sized supermarkets perform in practice. It was identified that the application of the CM in the companies surveyed depends on structural factors of the supply chain and internal infrastructure factors of the suppliers and the retailers for their good use. The culture of managers, the relationship with suppliers and their willingness to exchange information have a direct and determining relationship so that cooperative dialogues can be established, benefiting both stakeholders: suppliers and retailers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10321
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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