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Tipo do documento: Tese
Title: Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
Other Titles: The Continentes, the Conjugati and the Others: christian identity and the institution of the divine sexuality in the writings of Augustine of Hippo (IV and V Centurys)
Authors: Veloso, Wendell dos Reis
Orientador(a): Berriel, Marcelo Santiago
Primeiro coorientador: Teixeira, Igor Salomão
Primeiro membro da banca: Lopes, Fábio Henrique
Segundo membro da banca: Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
Terceiro membro da banca: Silva, Paulo Duarte
Quarto membro da banca: Fortes, Carolina Coelho
Keywords: Agostinho de Hipona;Sexualidade;Identidade Cristã;Poder Pastoral;Augustine of Hippo;Sexuality;Christian Identity;Pastoral Power
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 10-May-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: VELOSO, Wendell dos Reis. Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V). 2019. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Esta tese tem como objetivo principal analisar a criação de uma sexualidade, a qual eu denomino de sexualidade divina, a partir de cinco tratados polêmicos atribuídos a Aurélio Agostinho (354-430), bispo da região de Hipona no Norte da África (395-430). Os tratados escritos entre os séculos IV e V e entendidos como campo discursivo, são, De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate e De Civitate Dei, os quais foram analisados através de uma hermenêutica histórica e pressupostos da Análise de Discurso. O argumento desenvolvido ao longo da tese é que em momento de sistematização da religião cristã como um sistema de crenças e práticas adotadas voluntariamente o bispo Agostinho de Hipona propôs uma identidade cristã específica. Esta, ancorada no poder pastoral e no contato com o neoplatonismo, propunha-se estável, substanciosa e fixa em contraposição às identidades múltiplas que ficavam em modo de espera para ser acionadas de acordo com a circunstância. Tratou-se da imposição de uma identidade baseada em hierarquia sobre uma que se estruturava em arranjos laterais. Neste contexto, os elementos ligados à sexualidade foram utilizados pelo hiponense como demarcador identitário, de modo que, influenciado por Michel Foucault, defendo que o dispositivo de sexualidade agostiniano cria a sexualidade divina que deveria caracterizar de modo permamente a identidade cristã católica orquestrada pelo bispo de Hipona. Ou seja, entendendo que parte considerável do poder pastoral advém do combate à dissidência religiosa, o dispositivo de sexualidade agostiniano ficcionaliza as racionalidades governativas do episcopado exercido por Agostinho ao forjar uma sexualidade orientada para a continência, a qual se antagoniza ao prazer e se propõe fixa e natural. Esta sexualidade divina se antagonizava à sexualidade plástica (orientada para o prazer) que caracterizava às comunidades tradicionais do Império Romano.
Abstract: This thesis has as main goals to analyze the creation of a sexuality, which I denominate of divine sexuality, from five controversial treatises attributed to Augustine (354-430), bishop of the region of Hippo in North Africa (395-430 ). The treatises written between the fourth and fifth centuries and understood as a discursive field are De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate and De Civitate Dei, which were analyzed through a historical hermeneutics and presuppositions of Discourse Analysis . The argument developed throughout the thesis is that at the moment of systematizing the Christian religion as a system of beliefs and practices adopted voluntarily, Bishop Augustine of Hippo, anchored by the pastoral power, proposed a christian identity that, from the contact with neoplatonism, it was proposed to be stable, substantial and fixed in contrast to the multiple identities, which were in stand by mode to be triggered according to circumstance. It is the attempt to impose a hierarchical identity on one that is structured in lateral arrangements. In this context, the elements linked to sexuality were used by the Bishop of Hippo as identity tracer, so that, influenced by Michel Foucault, I propose that the device of Augustinian sexuality creates the divine sexuality that should characterize in a permanent way the catholic christian identity orchestrated by the bishop of Hippo. That is to say, considering that a considerable part of the pastoral power comes from the fight against religious dissent, the augustinian sexuality device fictionalizes the governmental rationalities of the episcopate exerted by Augustine in forging a sexuality oriented towards the continence, that antagonizes to the pleasure and proposes itself fixed and natural. This divine sexuality was antagonistic to the plastic sexuality (pleasure-oriented) that characterized the traditional communities of the Roman Empire.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057
Appears in Collections:Doutorado em História

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