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Title: Avaliação do grau de retenção de informações em oficinas de reciclagem de papel.
Authors: Rezende, Alberto Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Azarias Machado de
metadata.dc.contributor.members: Carvalho, Acacio Geraldo de
Brito, Edvá Oliveira
Keywords: Reciclagem de papel
Engenheiro florestal
Aprendizagem
Issue Date: 2006
Citation: REZENDE, A. P. Avaliação do grau de retenção de informações em oficinas de reciclagem de papel. 2006. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O Engenheiro Florestal desempenha um papel importante na difusão dos conhecimentos relacionados à tecnologia e utilização dos produtos de origem florestal. No presente trabalho, analisou-se o potencial contributivo do Engenheiro Florestal em relação à transferência de uma técnica de reciclagem de papel para três segmentos da sociedade interessados no tema, dentro do "Projeto ReciclAmente". O nível de aprendizagem dos participantes foi avaliado a partir da estimativa do grau de retenção das informações,através da utilização de questionários apropriados, respondidos antes e após oficinas de reciclagem de papel. Também foi aplicado um teste psicopedagógico, elaborado por ANDRADE (2004), para avaliar a afinidade dos participantes com o processo de reciclagem de papel. As oficinas de reciclagem de papel que foram consideradas nas avaliações, coordenadas por engenheiros florestais ou estudantes de engenharia florestal, vêm sendo oferecidas desde o ano de 2004, primeiramente no Colégio Estadual Professor Daltro Santos, da Cidade do Rio de Janeiro (2° Grau) e no Instituto Superior de Tecnologia em Ciências Ambientais, da Cidade de Paracambi, RJ (3° Grau)e,mais recentemente, na COOPERMIZO – Cooperativa Mistade Trabalho e de Produção da Zona Oeste, na Cidade do Rio de Janeiro, para trabalhadores com baixo nível de escolaridade. Os resultados demonstraram que há uma significativa diferença entre os graus de retenção das informações, sobretudo em virtude dos diferentes níveis de aprendizagem dos participantes, sendo maior para os estudantes de 2° grau e menor para os trabalhadores da cooperativa. O teste psicopedagógico demonstrou que há uma maior afinidade dos estudantes de 2° grau e 3° grau pelos aspectos lúdicos e de lazer da reciclagem, enquanto que os trabalhadores da cooperativa preocupam-se mais com os seus aspectos econômicos. Ficou evidenciada a facilidade com que os profissionais da Engenharia Florestal lidam com o tema em pauta, o que denota o grande potencial dos mesmos no que tange à difusão das informações sócio-ambientais ligadas à reciclagem de papel.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/673
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal (Seropédica)

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