Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/60
Title: A narrativa didática da ditadura militar
Authors: Augusto, Pedro Henrique Borges
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo, Patrícia Bastos de
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Regina Maria
Barros, José Costa D’Assunção
Azevedo, Patrícia Bastos de
Keywords: Brasil - História, 1964-1985
Historiografia
Issue Date: 2014
Citation: AUGUSTO , Pedro Henrique Borges. A narrativa didática da ditadura militar. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Abstract: O texto a seguir é fruto do projeto de pesquisa em andamento, correspondente à área de Ensino de História, cujo recorte temporal é apresentado no fato histórico da trajetória republicana brasileira, compreendido entre 1964 até 1985, também denominado pela historiografia escolar como “Ditadura Militar”. O objetivo desse estudo é entender como este acontecimento é narrado na historiografia escolar. Nossas fontes serão dois livros didáticos da disciplina de História, tendo em vista como foco principal a descrição deste fato nos instrumentos didáticos, buscando perceber como se constitui esta narrativa, e se os livros didáticos dialogam com a historiografia acadêmica. Neste sentido buscaremos compreender as referências historiográficas usados na construção da narrativa escolar identificando semelhanças e diferenças entre as historiografias escolar e acadêmica. Os livros que serão usados nessa pesquisa serão “História Global: Brasil e Geral -. Volume 3” do Gilberto Cotrim1, o mesmo livro teve a primeira edição publicada em 2010 pela Editora Saraiva, e “História : o mundo por um fio: do século XX ao XXI - Volume 3” do autores Ronaldo Vainfas2, Sheila de Castro Faria3, Jorge Ferreira4 e Georgina dos Santos5, sendo o livro publicado em sua primeira edição também em 2010, pela Editora Saraiva. A justificativa da seleção dos livros é apresentada pelo fato da primeira obra pertencer a um pesquisador, no qual não possui participação na academia de História, e a segunda obra ser escrita por membros da academia de História, sendo os mesmo professores e doutores na área histórica. Nesse contexto serão pesquisadas semelhanças e diferenças entre escritas, seleções e contatos com as fontes históricas, escolha e montagem das figuras em seus respectivos livros didáticos, além da articulação e diálogo entre fonte histórica, texto e figura relacionada ao fato histórico escolhido para essa pesquisa. Na parte metodológica será adotado como referencial teórico o historiador Carlo Ginzburg, no qual apresentará o Método Indiciário, por esse método será feita através da busca minuciosa do conteúdo textual, visual, além dos referenciais historiográficos utilizados pelos autores em cada livro didático citado, sobre o tema da Ditadura Militar, com objetivo de encontrar semelhanças e diferenças entre os livros citados, na questão da narrativa, do contato com as fontes produzidas pela academia histórica, e pela apresentação do conteúdo sobre o tema proposto.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/60
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUGUSTO, Pedro Henrique Borges 2014.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.