Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5521
Tipo do documento: TCC
Title: Mergulhando na educação: percepção de discentes do ensino médio de uma escola pública do município de Seropédica/RJ a respeito da educação não formal e interdisciplinar
Authors: Veras, Priscila de Cerqueira
Oliveira, Valéria Marques de
Oliveira, Valéria Marques de;Filho, Guilherme Henrique Pereira;Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Keywords: Mergulho;Aprendizagem significativa;Ferramenta educacional
Issue Date: 31-Jan-2014
Abstract: A educação escolar recebe críticas referente à fragmentação do ensino. Como enfrentamento desta questão apresenta-se a aprendizagem significativa, contextualizada através de temas geradores de cunho interdisciplinar. Consonantes com esta prerrogativa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro através dos Institutos de Biologia e Educação propuseram um projeto de pesquisa e extensão. O projeto Mergulhando na Educação de Seropédica foi implementado junto ao CIEP Brizolão 155 Maria Joaquina de Oliveira desde o ano de 2011. Seu principal objetivo é inserir o universo do mergulho no ambiente escolar facilitando a aprendizagem com real significado para os envolvidos. A estratégia educacional empreendida pretende alcançar esta meta utilizando a trilha subaquática como estratégia de ensino não formal. Em 2013 o projeto foi realizado na Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ, atingindo 63 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Estando esta iniciativa ainda no início de seu desenvolvimento como uma ferramenta educacional inovadora, faz-se necessário uma avaliação da percepção dos alunos sobre esta estratégia de educação. Com o objetivo de verificar se o tema “Mergulho” alcançaria a aprendizagem significativa e interdisciplinar de acordo com a visão dos alunos participantes, utilizou-se um roteiro de entrevista semidirigida sobre o tema. Foram selecionados oito alunos cuja narrativa foi filmada e depois transcrita e analisada. As anotações da pesquisadora foram feitas em um diário de campo e também utilizadas na análise dos resultados. Constatamos ao final que a tentativa de estabelecer nexos entre as experiências cotidianas, os conteúdos disciplinares, o mergulho e a ciência foi bem sucedida, favorecendo o rompimento parcial das barreiras disciplinares. Isto também foi resultado do interesse proporcionado pela atividade que beneficiou a aprendizagem significativa, além de oportunizar o autoconhecimento através de descobertas pessoais e coletivas. Neste contexto, o ensino foi proposto de forma lúdica, agradável e contextualizada, facilitando a atribuição de sentido pelos alunos.
Abstract: School education is criticized because of the fragmentation of teaching. To solve the problem we use an interdisciplinary approach to achieve significant learning. this way, the Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro through the Institutes of Biology and Education proposed a research and extension. The project Dipping in Seropédica Education was implemented in CIEP 155 Brizolão Maria Joaquina de Oliveira since the year 2011. Its main objective is to insert the world of diving in the school environment to help the learning with real meaning for those involved. The educational strategy used want to achieve significant learning using the underwater trail as non-formal education strategy. In 2013 the project was conducted in Ilha Grande, Angra dos Reis / RJ, involving 63 students from the first year of high school. As the project is too young, It is necessary to evaluate the perception of the students on this educational strategy. In order to check if the "Diving" achieve significant and interdisciplinary learning, according to the vision of the students, we used a semistructured interview script about the topic. Eight students were selected and their narratives were filmed, transcribed and analyzed. The researcher notes were recorded in a field diary and also used in the analysis of results. We found that the links between everyday experiences, disciplinary content, diving and science were established, favoring interdisciplinarity. The interest in the activity also benefited significant learning and provide the opportunity for selfknowledge through personal and collective discoveries. In this context, the teaching was proposed in a fun, enjoyable and contextualized way, facilitating the assignment of meaning by students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5521
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila de Cerqueira Veras.pdf758.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.