Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5433
Tipo do documento: TCC
Title: Concepções pedagógicas e metodologias de ensino de professores de ciências e biologia - um estudo de caso em escolas do município de Seropédica, Rio de Janeiro
Authors: Moura, Renan Fernandes
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Tavares, Daniele Aparecida de Lima
Keywords: Modelos pedagógicos;Macrotendências;Metodologias de ensino;Ciências;Biologia
Issue Date: 8-Jul-2014
Abstract: No atual contexto histórico, é evidente a importância dos professores na sociedade. Menos evidente, é o fato de que a profissão exige mais que um “dom” e “paciência” para lidar com alunos. O professor também é um profissional técnico, que se esforça e trabalha com base em conhecimentos científicos sólidos, oriundos de anos de pesquisas provenientes de diversas áreas. A educação, assim como a sociedade, é um fator altamente mutável, que se transforma e renova ao longo das épocas. Dessa forma, é importantíssimo que o professor tenha uma postura crítica/reflexiva a respeito de seu trabalho e, principalmente, de como seus alunos aprendem. Por meio de entrevistas, esse trabalho buscou entender e discutir as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino de 12 professores de ciências e biologia em oito escolas no município de Seropédica, Rio de Janeiro. Os resultados desse trabalho indicam que, de modo, geral, reverberam nos professores muitos aspectos tradicionais de ensino. Todavia, fica evidente que as concepções de ensino dos mesmos eventualmente caminham em direções opostas, apresentando contradições em determinados momentos. No Brasil, o professor pode encontrar barreiras, tanto estruturais, quanto burocráticas, capazes de limitar sua atuação. Portanto, acredito que alguns dos aspectos mais criticados com relação às concepções pedagógicas e/ou aos métodos de ensino são empurrados ao professor, que deve, inevitavelmente, aceitá-los.
Abstract: At the present historical context, it is clear the importance of teachers in the society. Less obvious, is the fact that the profession demands more than a “gift” and “patience” to deal with students. The teacher is also a technician professional, which strives and works using strong scientific knowledge from years of studies derived of the most different areas. The education, likewise the society, is a highly changeable factor, which transforms and renews itself over the years. Thus, it’s very important for a teacher a critical and reflexive attitude about his work and, mostly, how their students are learning. By interviews, this work tried to understand and discuss the pedagogical concepts and the teaching methodologies of 12 sciences and biology teachers from eight schools in the Seropédica’s county, Rio de Janeiro. The results indicate that, in a general way, traits of many traditional education aspects are visible on the teachers. However, it’s clear that their education concepts walk through different paths, showing contradictions in some moments. In Brazil, the teacher might find several bureaucratic and structural difficulties able to limit their work. Therefore, I believe that some of the most criticized aspects related to the pedagogical concepts and/or the teaching methods are pushed to the teacher, which has, necessarily, to take them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5433
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan Fernandes Moura - JUL 2014.pdf854.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.