Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.authorCoelho, Natan Luiz de Souza Cabral-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:16:03Z-
dc.date.available2018-08-23T15:16:03Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3178-
dc.description.abstractOs jardins botânicos, outrora lugar apenas para lazer e contemplação da natureza, tem cada vez mais conquistado notoriedade como espaços com potencial para atividades de ensino e desenvolvimento de ações de educação ambiental. Tais ações são necessárias nos dias atuais frente ao que é observado em relação à constante devastação dos ecossistemas, provocando desequilíbrio ecológico. As atividades realizadas nos jardins botânicos contribuem para construir conhecimento com base nos conteúdos trabalhados em salas de aula, tornando os conhecimentos menos abstratos além de inserir estes conhecimentos ao cotidiano dos alunos, como também apresentar a importância de ter o conhecimento necessário para contribuir para a conservação das espécies e seus habitats. Este trabalho teve como objetivo produzir um guia didático para auxiliar professores em suas visitas ao Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Seropédica, RJ. Escolheu-se para trabalhar no guia assuntos relacionados à Botânica, Zoologia e Ecologia e para elaboração do conteúdo foram utilizados como referência materiais específicos nos assuntos escolhidos, como livros recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 utilizados no município de Seropédica, além de apostilas especializadas nos assuntos abordados no material. Este guia visa superar a dicotomia teoria e prática, favorecendo a construção de conhecimentos pertinentes ao Ensino de Ciências na Educação Básica. Espera-se que o produto produzido por meio trabalho auxilie os professores durante suas visitas ao Jardim Botânico da UFRRJ, de modo que sirva como base para desenvolvimento de suas atividades junto aos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEspaço não-formalpt_BR
dc.titleConhecendo o Jardim Botânico da Universidade Rural: um guia didático para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersSilva, Ivo Abraão Araújo da-
dc.contributor.membersMiranda, Vinícius da Rocha-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe botanical gardens, once only for leisure and contemplation of nature, have increasingly gained notoriety as spaces with potential for teaching and development of environmental education activities. Such attitudes are necessary today in face of what is observed in relation to the constant devastation of the ecosystems, provoking ecological imbalance. The activities carried out in the botanical gardens help to build knowledge based on the contents worked in classrooms, by making the knowledge less abstract as well as adding this knowledge to the students' daily life, and also presenting the importance of having the necessary knowledge to contribute to conservation of species and their habitats. This work had as objective to produce a guide to help teachers in their visits to the Botanical Garden of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), in the municipality of Seropédica, RJ. It was chosen to work on the subjects related to Botany, Zoology and Ecology, and for the elaboration of this content, specific materials were used as reference in the chosen subjects, such as books recommended by the 2017 National Plan for the Didactic Book (PNLD), used in the municipality of Seropédica. As well as handouts specialized in the subjects covered in the material. This guide aims to overcome the dichotomy: theory and practice, favoring the construction of knowledge relevant to Science Teaching in Basic Education. It is expected that the product produced through this work will assist teachers during their visits to the Botanical Garden of UFRRJ, so that it serves as a base for the development of their activities with the students.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natan Luiz de Souza Cabral Coelho - JUL 2018.pdf6,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.