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dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorSouza, Lume Garcia Monteiro de-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:12:08Z-
dc.date.available2018-08-23T15:12:08Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3173-
dc.description.abstractO conhecimento religioso, de um modo geral, como um saber desprovido de uma total realidade, pois é associada a ele a falta de racionalidade, que é um dos pilares, da academia, para a obtenção da “verdade” de tudo que está ao nosso entorno. O mesmo acontece com os saberes populares e culturais. Desta forma, estes saberes são mantidos rebaixados em uma cadeia hierárquica que denota o valor de veracidade dos diferentes tipos de conhecimento. Porém, cada vez mais, a própria academia, reconhece a relevante importância de não descartar os conhecimentos populares, que os alunos naturalmente trazem consigo, para se obter uma maior eficácia na construção da cidadania e aproximação da teoria com a prática. Nesse contexto, procuro, com o presente trabalho, evidenciar os espaços religiosos como espaço de educação nãoformal e fazer um levantamento dos conhecimentos biológicos e socioambientais que circulam na religião do Santo Daime, bem como analisar a forma com que o conhecimento é aprendido pelos seus integrantes. Para tal, foi necessário fazer uma análise sobre as influências culturais que se fizeram presentes na criação dessa religião. As análises foram feitas a partir de referenciais teóricos e de experiências autobiográficas. Foi possível constatar uma forte influência da natureza nos adeptos do Santo Daime e identificar diversos saberes biológicos e socioambientais que permeiam essa religião e que de forma natural fazem parte do cotidiano e em nenhum momento se contrapõem aos saberes religiosospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectExperiências autobiográficaspt_BR
dc.subjectSincretismo religiosopt_BR
dc.subjectAyahuasca - bebida sagradapt_BR
dc.titleDiálogos entre ciência e religião: o Santo Daime como espaço não-formal de educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe religious knowledge is treated nowadays as a knowledge without a total reality because it is associated with the lack of rationality, which is one of the academy pillars for the achievement of the “truth” of everything that is around us. The same happens with the popular and cultural knowledge. Therefore, these knowledge are keep downgraded in a hierarchical chain that denotes the veracity value of the different kinds of knowledge. Notwithstanding, more and more, the same academy recognize the relevant significance of not discarding the popular knowledge that the students naturally carry with them, for the achievement of better effectiveness at the citizenship construction and the approximation of the theory with the practice. In this context, I look for, with the present work, point the religious spaces as spaces of non-formal education and list the biological and socio-environmental knowledge that are present in the Santo Daime religion as well as analyse the way in which its members learn the knowledge. For this, it was necessary make an analysis about the cultural influences that were present during the creation of this religion. The analyses were made using theoretical references and autobiographical experiences. It was possible to note a strong nature influence in the Santo Daime members and identify a vast biological and socioenvironmental knowledge that permeate this religion and that, in a natural waypt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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