Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.authorSilva, Monique Oliveira de Macedo-
dc.date.accessioned2018-08-23T13:59:24Z-
dc.date.available2018-08-23T13:59:24Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3144-
dc.description.abstractExistem várias vertentes sobre Educação Ambiental, as escolhidas neste trabalho referem-se a uma visão ecológica mais conservacionista e a outra uma visão mais crítica. A Educação Ambiental Crítica prima por uma melhor qualidade de vida, na qual ocorrem mudanças na sociedade por meio das discussões socioambientais entre o Educador Ambiental que é o grande mediador deste assusto. Educar ambientalmente significa não só ensinar a teoria dos conteúdos sobre o meio ambiente, mas também contribuir para formação de uma consciência ecológica que ultrapasse o espaço escolar. Quando são levadas em conta as experiências pessoais dos professores, o conhecimento do aluno, o referencial teórico e os planos pedagógicos escolares com a participação coletiva, os espaços de formação tornam-se consolidados. A pesquisa narrativa autobiográfica é uma metodologia que além de abordar essa temática, pode levantar ideias e questões próximas à realidade e às práticas pedagógicas. A partir da transcrição e análise do autorrelato de minha experiência como Educadora Ambiental, no projeto: “Mergulho e ideias, inovação e ideais” busco refletir sobre a formação do monitor ambiental. Foi realizada uma pesquisa empírica, descritiva com abordagem qualitativa na qual os dados foram categorizados em três tópicos a) educador ambiental: formação presente nos documentos oficiais brasileiros; b) educador ambiental: características docentes e, c) educador ambiental: reflexões a partir do autorrelato, que auxilia no levantamento de questões que possibilitem refletir sobre o processo de formação para a docência. O presente trabalho contribui na identificação de características essenciais que permeiam a formação do educador ambiental e sua desenvoltura com as práticas pedagógicas sobre a Educação Ambiental em um meio terrestre e aquático.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducador ambientalpt_BR
dc.subjectAutorrelatopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.titleFormação do educador ambiental: reflexões a partir da perspectiva autobiográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersOliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.membersFonseca, Lana Claudia-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThere are many strands on Environmental Education, tin this study was pick a conservation ecological view and the other with a more critical. The Critical Environmental Education search for a better quality of life, witch a changes occur in society and the environmental educator is the great moderator this topic. Educate environmentally means not only teach theory about environment, but also create an ecological awareness that goes beyond the school. The personal experiences of teachers, the student's knowledge, the theoretical framework and school educational plans with collective participation are important for the consolidation of the formation of spaces. The autobiographical narrative research is a methodology that addresses this theme, can be provide ideas and issues close to reality and pedagogical practices. From the analysis of transcription and self-report of my experience as Environmental Educator in the project: “Diving and ideas, innovation and ideals” I want reflect on the formation of environmental monitor. Was made a empirical research, descriptive with a qualitative approach and the data were categorized into three topics: a) environmental educator: formation in Brazilian official documents, b) environmental educator: teacher characteristics and, c) environmental educator: reflections from the self-report to assist on the process of education for teachers. The present study provides to identify characteristics essential training of environmental educators and his work with the pedagogical practice on Environmental Education in a terrestrial and aquatic environment.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monique Oliveira de Macedo Silva - MAR 2015.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.