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dc.contributor.advisorPinho, Raquel-
dc.contributor.advisorFonseca, Lana-
dc.contributor.authorGoularth, Neilton dos Reis-
dc.date.accessioned2018-08-10T14:46:32Z-
dc.date.available2018-08-10T14:46:32Z-
dc.date.issued2015-11-20-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3011-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes, professoras e professores sobre como o Ensino de Biologia influencia a construção das identidades de gênero e se concentra em responder: Como se configura a educação sexual no Ensino de Biologia, sob uma ótica queer de gêneros não-binários? Para tanto, trago uma análise de entrevistas realizadas com estudantes de gêneros não-binários concluintes do Ensino Médio sobre suas vivências na escola, e com docentes do Ensino de Biologia sobre suas práticas pedagógicas concernente à educação sexual, dentro da perspectiva da Teoria Queer. As inferências da educação sexual no Ensino de Biologia se mostraram um importante objeto de observação e análise em virtude das possibilidades de reconhecimento das diferenças de gênero e da potencialidade de construção das identidades nos indivíduos. Para concluir, proponho uma discussão em torno de pedagogias e realidades escolares, bem como aponto algumas práticas de ensinoaprendizagem que considerem a não-binaridade de gênero. Palavras-chave: Ensino de Biologia, Educação Sexual, Gêneros não-binários, Teoria Queerpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectGêneros não-bináriospt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.titleDiversidade de gêneros e ensino de biologia: casos de prazeres e corporeidade não bináriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersPinho, Raquel-
dc.contributor.membersBastos, Felipe-
dc.contributor.membersLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza Fonseca-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThis work is a result of a research done with students and teachers about how the Biology teaching influences the construction of gender identity and aims to answer the question: How is the sexual education in Biology teaching setting up, under a Queer view of non-binary genders? Thus, I bring an analysis about the interview that was carried out with non-binary gender students, who were finished the High School, about their school experience, and teachers, who work in Biology teaching, about pedagogical practices concerning sexual education, under the perspective of the Queer Theory. The inferences of sexual education in Biology teaching show an important target of observation and analysis by virtue of the possibilities of acknowledgment of the gender differences and the potential of construction of the identity in each individual. To conclude, I propose a discussion around these pedagogies and school realities, and also point out some practices of education and learning considering the non-binarity of gender.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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