Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3011
Title: Diversidade de gêneros e ensino de biologia: casos de prazeres e corporeidade não binários
Authors: Goularth, Neilton dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Raquel
Fonseca, Lana
metadata.dc.contributor.members: Pinho, Raquel
Bastos, Felipe
Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
Fonseca, Lana Cláudia de Souza Fonseca
Keywords: Ensino de biologia
Educação Sexual
Gêneros não-binários
Teoria Queer
Issue Date: 20-Nov-2015
Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes, professoras e professores sobre como o Ensino de Biologia influencia a construção das identidades de gênero e se concentra em responder: Como se configura a educação sexual no Ensino de Biologia, sob uma ótica queer de gêneros não-binários? Para tanto, trago uma análise de entrevistas realizadas com estudantes de gêneros não-binários concluintes do Ensino Médio sobre suas vivências na escola, e com docentes do Ensino de Biologia sobre suas práticas pedagógicas concernente à educação sexual, dentro da perspectiva da Teoria Queer. As inferências da educação sexual no Ensino de Biologia se mostraram um importante objeto de observação e análise em virtude das possibilidades de reconhecimento das diferenças de gênero e da potencialidade de construção das identidades nos indivíduos. Para concluir, proponho uma discussão em torno de pedagogias e realidades escolares, bem como aponto algumas práticas de ensinoaprendizagem que considerem a não-binaridade de gênero. Palavras-chave: Ensino de Biologia, Educação Sexual, Gêneros não-binários, Teoria Queer
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3011
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neilton dos Reis Goularth - Nov 2015.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.