Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3007
Tipo do documento: TCC
Title: Análise comparativa entre livros didáticos laicos e confessionais católicos: um olhar sobre a origem da vida e evolução biológica
Authors: Queiroga, Drielly da Silveira
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Pinto, Benjamim Carvalho Teixeira;Tavares, Daniele Aparecida Tavares
Keywords: Livro didático;Origem da vida;Evolução;Religião;Editora confessional;Editora Católica;PNLD
Issue Date: 14-Dec-2015
Abstract: Essa monografia buscou avaliar como coleções laicas e confessionais católicas tratam o ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica. Por meio da análise de três coleções didáticas do ensino médio, tendo entre elas uma confessional, uma laica e uma outra laica e integrante do PNLD, objetivamos identificar se alguma destas possuía doutrinação religiosa e subsequentemente analisar como esse tema aparece no material didático. Encontrou-se doutrinação religiosa apenas para a coleção confessional, embora o verdadeiro divisor de águas entre todas elas tenha sido a qualidade do material didático, no qual a coleção integrante do PNLD apresentou grande destaque sobre as demais. A partir desses resultados, conclui-se que os livros didáticos necessitam de maiores instrumentos de avaliação, pois apesar do aprimoramento constante do PNLD e o claro destaque da coleção integrante do guia perante as demais, este é instrumento obrigatório apenas para as escolas públicas do país, permitindo que as demais instituições utilizem livros que por vezes não são somente insuficientes em seu conteúdo, como também disseminadores de doutrinações e/ou conteúdos errôneos.
Abstract: This monograph aimed to evaluate how textbooks secular and confessional catholic deal with teaching of Origin of Life and Biological Evolution using three didactic collections of high school analysis, including a confessional, a secular and another secular and member of PNLD, in order to identify if any of them contained religions indoctrination. We noticed religious indoctrination only for confessional collection, although the major difference between them was the quality of the teaching materials. -he integral collection of PNLD presented a higher quality among the others. Therefore, we concluded that the textbooks need further evaluation methodsand despite the constant improvement of PNLD and the clear highlight of the integral collection compared to the others, this is a mandatory instrument only at public schools, allowing other institutions to use books that sometimes are not only insufficient in its content, but also working as s disseminators of indoctrination and / or erroneous content.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3007
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Drielly da Silveira Queiroga - Dez 2015.pdf6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.