Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.authorMiranda, Elaine Rodrigues de Souza-
dc.date.accessioned2018-08-10T14:42:50Z-
dc.date.available2018-08-10T14:42:50Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3005-
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das mais importantes iniciativas no campo das políticas públicas destinada à valorização do professor, possibilitando uma formação ligada a prática no ambiente escolar. O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro atua neste programa pelo Edital N° 61/2013 com o subprojeto Ciências Biológicas“A natureza dentro da escola: propostas metodológicas para o ensino de Ciências na educação básica”. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi despertar atenções para a visão dos alunos atualmente contemplados pelo Programa a partir de suas vivências no subprojeto. A pesquisa teve como base os dados obtidos da aplicação de um questionário, não identificado, onde os bolsistas responderam perguntas sobre suas motivações em participar do programa, convívio com os sujeitos envolvidos, suas percepções sobre contribuição para o ensino aprendizagem de ciências e as influencias em sua escolha pela docência. Os resultados mostraram que os bolsistas em geral foram motivados a participar do Programa, principalmente, por reconhecerem a necessidade de vivenciarem uma experiência prática. Alguns destacaram outros pontos importantes, como a remuneração da bolsa. Os acadêmicos relatam em geral terem uma boa convivência com os alunos, supervisoras e diretores da escola que são importantes contribuintes para sua formação docente. Alguns bolsistas destacaram que a vivência no PIBID tem proporcionado uma nova opinião sobre a docência e a relevante contribuição para o ensino/aprendizagem de Ciências. Assim, evidenciamos que as atividades desenvolvidas no subprojeto visam aperfeiçoar a formação dos futuros professores de Ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleUm ensaio da vivência dos bolsistas do programa de iniciação à docência em ciências biológicas da UFRRJpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersRosa, Maria Mercedes Teixeira da-
dc.contributor.membersMendes, Rosa Maria Marcos-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) is one of the most important initiatives in the field of public policies aimed at enhancement of the teacher, allowing for training related to practice in the school environment. The course of Biological Sciences at the Federal Rural University of Rio de Janeiro acts in this program by Edict No. 61/2013 with the subproject "The nature within the school: Methodological proposals for the teaching of science in basic education". Thus, the objective was to arouse attention to the views of students currently covered by the program from their experiences in the subproject. The research was based on data obtained from the application of a questionnaire, unidentified, where the fellows answered questions about their motivation in participating in the program, contact with the individuals involved, their perceptions of contribution to the teaching and learning of sciences and influence in your choice for teaching. The results showed that in general fellows were motivated to participate in the program mainly because they recognize the need to experience a hands-on experience. Some highlighted other important points, as the remuneration of the bag. The academic report generally have a good cohabitation with students, supervisors and school directors who are important contributors to their teacher education. Some scholars pointed out that the experience in PIBID has provided a new view of teaching and relevant contribution to the teaching / learning of Sciences. Thus, it noted that the activities in subproject intended to enhance the training of future science teachers.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Rodrigues de Souza Miranda - Dez 2015.pdf557,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.