Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2930
Tipo do documento: TCC
Title: Educação ambiental: abordagens e influência na percepção e sensibilização ambiental de crianças
Authors: Rosa, Alice dos Santos
Silva, Ivo Abraão Araújo da
Silva, Ivo Abraão Araújo da;Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Educação ambiental;Educação ambiental para crianças;Cosnciência;Percepção ambiental
Issue Date: 22-Jun-2016
Abstract: O agravamento das mudanças climáticas e dos problemas sociais, ao longo dos anos, tornou necessário se pensar o modo como percebemos o meio ambiente e como nossas ações o influenciam. Na busca por soluções para a crise sócio-ambiental e o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, surge a Educação Ambiental como ferramenta chave para atingir tais objetivos. Entretanto, apesar dos diversos documentos norteadores, elaborados em eventos e conferências, na prática o ensino tem gerado poucos benefícios. Esse fato se agrava quando a Educação Ambiental é voltada para crianças, pois muitos não consideram a criança como cidadã do hoje. Por esse motivo, o presente trabalho buscou avaliar a forma como é abordada a educação ambiental em turmas do segundo ano do ensino fundamental de três escolas publicas do bairro de Bangu-RJ; e compreender como a metodologia desse ensino se relaciona a forma como os alunos percebem e possuem consciência do meio ambiente. Através desse trabalho, se verificou que apesar dos esforços dos educadores o ensino é dado de modo pontual, descontextualizado e acrítico, o que prejudica a percepção e consciência dos alunos. Isso se deve a falta de conhecimento e formação especializada dos professores, o que gera alunos que possuem conhecimento de diversos conteúdos ambientais, mas não conseguem relaciona-los. Por esse motivo, é necessária uma melhoria na formação dos educadores, visando sua melhor formação. Somente assim a Educação Ambiental conseguira atingir seu papel social de promover a formação crítica dos cidadãos para que os mesmos possam participar de forma efetiva da tomada de decisões e soluções dos problemas socioambientais.
Abstract: Worsening climate change and social problems, along the years, became required to think how we perceive the environment and environment how our shares the influence. In the search for solutions to the socio-environmental crisis and the establishment of a Sustainable Society more, an Environmental Education emerges as key tool to achieve these goals. Although despite Several documents guiding, prepared events and conferences in practice teaching has generated few benefits. This fact worsens when environmental education and focused on children because many not consider a citizens child how to today. For this reason, the present work aimed to evaluate the form and addressed as environmental education classes in to second year of elementary school three public schools of Bangu-RJ neighborhood; Understanding how and methodology in this teaching relates to how students perceive and have awareness of the environment. Through this work it was found that despite the efforts of educators and education data point mode, decontextualized and uncritical, what harms the perception and awareness of students. that should a lack of knowledge and Specialized Training of Teachers, what generates Schoolchildren have Knowledge Several content environmental, but can’t relate them. For this reason, and needed improvements And Training of teachers, aiming your best training. Only so an Environmental Education managed to achieve his social role of promote training critical citizens so that they can effectively participate in the decision making and solutions of environmental problems.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2930
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice dos Santos Rosa - Jun 2016.pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.