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dc.contributor.advisorLima, Viviane Moreira de-
dc.contributor.authorMatos, Aline Ferreira-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:04:17Z-
dc.date.available2018-07-30T16:04:17Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2920-
dc.description.abstractOs conteúdos de Genética e Biologia Celular estão fortemente presentes no cotidiano, haja vista que diversos processos, como o desenvolvimento de um câncer ou o tratamento do mesmo, além de transgênicos, genética forense, entre outros, são abordados dentro destes conteúdos. Entretanto, ensinar biologia celular e genética ainda é um desafio para os profissionais da educação, tendo em vista que estas matérias contem conteúdos demasiadamente abstratos, tratando de processos ou estruturas que não podem ser visualizados. Considerando esses problemas, os profissionais da educação muitas vezes recorrem a alternativas pedagógicas. Uma alternativa pedagógica comumente utilizada na atualidade são os modelos didáticos. Sendo assim, o presente trabalho objetivou a criação e avaliação da eficiência de um modelo didático para o ensino do tema divisão celular em turmas de ensino médio. O modelo consiste em um painel ilustrativo e interativo que compara e exemplifica os dois processos de divisão celular existentes, meiose e mitose, e suas fases. O modelo foi confeccionado utilizando materiais baratos e de fácil acesso, como EVA, TNT e velcro. As células e suas estruturas foram recortadas em E.V.A. e presas no TNT, e as estruturas removíveis (cromossomos) foram fixadas por meio do velcro. O aparato pedagógico em questão foi aplicado em duas turmas de primeiro ano de ensino médio em uma escola estadual do município de Seropédica – RJ. Além disso, questionários foram aplicados antes, logo após e cerca de 30 dias depois da utilização do modelo com o intuito de se conhecer o perfil do aluno e se avaliar de que forma o modelo influenciou no conhecimento dos alunos sobre o tema. Baseado nos resultados apresentados pelas opiniões dos alunos e nos resultados obtidos na avaliação dos questionários, foi possível concluir que o modelo auxiliou no aprendizado sobre o tema, e que o mesmo pode ser utilizado como recurso pedagógico nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDivisão celularpt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleModelo didático de divisão celular: visualizando o invisívelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersLima, Viviane Moreira de-
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersBorba, Helcio Resende-
dc.contributor.membersBerto, Bruno Pereira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe contents of genetics and cell biology are strongly present in everyday life, since several processes such as the development of cancer or the treatment it self, GMO, forensic genetics, among others, are addressed within these content. However, teaching cell biology and genetics is still a challenge for education professionals, considering that these areas contain too abstract topics, in the case of processes or structures that cannot be displayed. Considering these, education professionals often resort to educational alternatives. A pedagogical alternative commonly used today is the didactic models. Thus, the present work aimed to the creation and evaluation of efficiency of a didactic model for teaching the subject cell division in high school classes. The model consists of a graphic and interactive panel that compares and exemplifies the two existing cell division processes, meiosis and mitosis, and its phases. The model was made using cheap materials of easy access, like E.V.A., Nonwoven and velcro. Cells and their structures were clipped in E.V.A. and prey on Nonwoven, removable structures (chromosomes) have been fixed by means of velcro. The pedagogic apparatus in discussion was applied in two classes of the first year of high school in a State school in the municipality of Seropédica-RJ. In addition, questionnaires were applied before, immediately after and about 30 days after use of the model in order to meet the student's profile and evaluate how the model influenced the students ' knowledge on the topic. Based on the results presented by the opinions of students and on the results obtained in the questionnaires evaluation was concluded that the model assisted in learning about the topic, and that it can be used as a teaching resource in schoolspt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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