Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2742
Tipo do documento: TCC
Title: Alfabetização científica em uma atividade de campo para o ensino médio: explorando a relação entre as plantas e o ambiente
Authors: Nogueira, Vivian do Santos
Santos, Nivea Dias dos
Santos, Nivea Dias dos;Sansevero, Jerônimo Boelsums Barreto;Silva, Elizabete Cristina Ribeiro
Keywords: Aula de campo;Botânica;Ecologia vegetal;Ensino de ciências;Método científico
Issue Date: 15-Dec-2017
Abstract: A alfabetização científica tem, dentre os seus principais objetivos, a formação de sujeitos críticos, autônomos e socialmente transformadores. Para garanti-la, diferentes competências devem ser continuamente trabalhadas no Ensino Básico. Este trabalho teve como objetivo produzir e aplicar uma atividade de campo, de caráter investigativo, que preconizasse a alfabetização científica, baseado nas dimensões propostas por Miller (1983), para fomentar a discussão sobre o tema Ecologia Vegetal no Ensino Médio. Para tal, foram elaboradas cadernetas de campo com material teórico e roteiros de trabalho, onde os alunos, divididos em grupo, utilizaram-se do método científico para responder perguntas sobre a relação entre a forma e a distribuição das plantas e sua interação com o ambiente. Ao final da atividade os alunos realizaram uma autoavaliação. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas acerca do desenvolvimento e produção dos alunos, além da autoavaliação. A atividade foi aplicada em duas ocasiões, a um total de 65 alunos (divididos em 13 grupos) de uma escola estadual, no arboreto do Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica – RJ. Foi verificada uma correlação positiva entre as notas médias atribuídas pela coordenadora e as médias da autoavaliação. A maioria dos grupos conseguiu trabalhar bem e gerar apontamentos e reflexões pertinentes, mas, em alguns, o compartilhamento da produção pode ter sido prejudicado devido ao exercício limitado da argumentação discente no contexto escolar. Foi possível perceber o desenvolvimento de diversas competências e construções conceituais, metodológicas e afetivas durante a aplicação desta atividade. Entretanto, reforça-se a necessidade de que a alfabetização científica constitua um objetivo permanente, não apenas pontual.
Abstract: One of the main objectives of scientific literacy is the formation of critical, autonomous and socially transforming individuals. To guarantee it, a set of skills must be continuously worked in Basic Education. This work aims to produce and to apply a field class, with investigative approach, that preconized the scientific literacy -based on three dimensions proposed by Miller (1983)- to foment the discussion about Plant Ecology in High School. To this end, field passbooks were prepared with theoretical material and work scripts, in which the students, divided into groups, used the scientific method to answer questions about the relationship between the form and distribution of plants and their interaction with the environment. At the end of the activity the students performed a self-evaluation. Quantitative and qualitative analyzes were carried out on student’s development and production, as well as self-evaluation. The activity was applied in two occasions, to a total of 65 students (divided in 13 groups) of an State High School, in the arboretum of the Botanic Garden of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, in Seropédica-RJ. A positive correlation was found between the average marks assigned by the teacher and the means of the self-assessment. Most groups were able to work well and generate pertinent notes and reflections, but in some cases the sharing of production was probably hampered by the limited exercise of student argument in the school context. It was possible to perceive the development of diverse conceptual and methodological and affective skills and constructions during the application of this activity. However, it is reinforced the need for scientific literacy to be a permanent objective, not just punctual.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2742
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivian dos Santos Nogueira - Dez 2017.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.